sábado, 8 de março de 2014

Novidades do OS X Maverick

Olá Galerinha do Bem.

Para os loucos pela Apple, o OS X Maverick já não é tão novo assim, haja vista que seu lançamento ocorreu no último grande evento promovido pela empresa da maçã, em outubro de 2013, mas acho que vale a pena identificar algumas novidades que chamou-me a atenção.
           
            Já faz algum tempo que a Apple tenta aproximar o sistema operational de seus computadores ao iOS de seus gadgets (iPhones, iPod, etc.). Com o OS X Maverick ela deixou isto bem claro.

            O iBooks ganhou uma versão para OS X Maverick, isto quer dizer que, se você tiver seus livros baixados no iPad, por exemplo, estes serão apresentados no computador ao ser sincronizado com sua conta Apple. Inclusive você pode fazer e ver anotações realizadas em um dos dispositivos no Mac e ainda, importar as pastas criadas nos gadgets para o Mac.

            O Apple Maps, também somente presente no iOS, dá suas caras pelo OS X Maverick. Com ele você pode obter informações de seu interesse como restaurantes, lojas, cinemas, etc. Sua navegação faz integração com rotas feitas no iPhone por exemplo e opção, quando disponível, para visualização 3D.Seus mapas são integrados com os aplicativos Mail, aos Contatos  e ao Calendário.

E para os que passam por alguns momentos de ira quando o autocorretor do iPhone cisma em escrever o que não deve, as regras utilizadas no aparelho de celular agora são sincronizadas com o Mac. oU seja, você pode criar sua biblioteca de palavras no Mac e esta sera sincronizada no iPhone, por exemplo.

O operacional ainda trás uma novidade que foi exaustivamente anunciado que é o App Nap, mais funcional nos MacPro e no MacAir, pois trata-se de um “economizador” de energia que promete diminuir 23% do consume otimizando a utilização do processador.

Na prática o que já era feito no Safari, onde eram pausados os plugins que não estivessem em execução ou em destaque na página visualizada, ou até a queda de prioridade no carregamento de páginas abertas em segundo plano, agora também ocorre com os aplicativos que são paralisados quando estes são executados em segundo plano. Não sei se foi uma boa ideia, principalmente para usuários de iMac como eu, mas…  


            Existem outras novidades que podemos explorar, mas este post já ficou grande o suficiente. Se for da vontade dos leitores, podemos continuar o assunto. Comentem e sugiram temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário