sábado, 22 de março de 2014

O desafio do Crossfit

Olá Galera do Bem,
Eu sempre fui um “sedentário sortudo”.
O que isso significa? Vou explicar:
- não praticava exercícios;
- tinha um controle de peso razoável (comia qualquer coisa sem grande ganho de peso);
- tinha uma vida relativamente saudável (não adoecia com frequência e nunca tive uma doença grave).
Porém o tempo começou a cobrar todos estes abusos, apesar de nunca ter fumado e raramente fazer uso de bebidas alcoólicas. Pois é, comecei a ganhar uma quantidade razoável de peso em um curto intervalo de tempo e, quando cheguei perto dos três dígitos (estava com 98 kg, medindo 1,80 m), fiquei assustado.
Resolvi procurar uma atividade física e comecei (na verdade eu e minha esposa) a praticar corrida de rua, lógico que sempre bem assessorado por profissionais (e aqui agradeço imensamente a todos da Sirius Assessoria Esportiva).
Com aproximadamente um ano de corrida e excelentes resultados, tanto no controle de peso quanto na vida saudável, senti a necessidade de fortalecimento dos músculos para que a corrida não trouxesse lesões.
Foi aí que fui apresentado ao CROSSFIT.
Mas o que é esta atividade física? Explico.
O Crossfit começou a ser formulado por Greg Glassman que, a partir de 2000, começou a divulgar o método e seus treinos na internet e, assim, seu programa de exercícios virou moda não somente nas academias, mas entre a polícia especial americana (SWAT) e entre os militares que acabaram adotando esta prática na formação de seus soldados.
O treinamento tem foco na melhoria da saúde e da qualidade de vida do atleta onde os exercícios funcionais são praticados com alta intensidade.
Normalmente as aulas são em grupo e o participante é desafiado a melhorar a cada treino onde o nível de motivação é bastante incentivado.
O treino visa preparar o atleta a se desenvolver de forma global e equilibrada, já que torna o praticante apto nas habilidades físicas básicas: resistência cardiovascular, muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
O treino tem duração média de 1 hora e é divido em três partes: Aquecimento, Técnica e o “Work Out of the Day” ou WOD (este último é conhecido também como WÓDIO, kkkk).
No aquecimento são executados exercícios que tendem a preparar o corpo para as outras partes do treino. Na técnica são ensinadas e colocadas em prática as formas corretas de um ou mais exercício. Já no WOD, um conjunto de exercícios são realizados com alta intensidade e tem como objetivo, avaliar o desempenho do atleta, onde são registrados ou o tempo de execução deste conjunto de exercícios ou a quantidade de repetições em um intervalo de tempo.
O grande atrativo, na minha opinião, desta prática esportiva é que o treino não se repete, ou seja, aquela relativa monotonia das academias não se aplica no Crossfit, além da grande motivação em superar limites sem exageros.
O esporte pode ser praticado por qualquer idade, independente do condicionamento físico, e os exercícios são os mesmos para todos, porém podem ser adaptados a condição do atleta.
Este é o meu novo desafio!!!!

Segue um vídeo produzido pelo amigo Eduardo Abreu em parceria com o Box (é assim que são chamadas as “academias” desta atividade) Crossfit Cangaço dos coachs Thiago Pressão e Pedro Gomes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário