Olá Galerinha,
Dando
prosseguimento a série sobre viagem de intercambio, gostaria de falar um pouco
sobre o temido (para alguns pelo menos) primeiro dia de aula.
Quando
cheguei até a escola (já tinha vindo até a porta da escola no sábado anterior
para aprender onde ficava o local e ver as dificuldades de chegar) ainda era
cedo, pois eles tinham agendado a recepção dos novos alunos para as 8:30 e eu,
com o meu peculiar medo de atrasar e de ocorrer imprevistos, cheguei as 7:50.
Resultado: fiquei esperando no lobby do prédio, pois o elevador que acessava o
escritório do curso (eles ocupam dois andares de um prédio na 124, Eglinton
Street), onde deveria apresentar-me, somente liberava o acesso a partir da hora
agendada.
Quando
finalmente fui “liberado” subir (nesta altura do campeonato já tinha feito
amizade com alguns alunos que estavam na mesma situação que eu) fui conduzido
até uma sala onde foram chegando mais outros ansiosos alunos.
Houve
uma pequena apresentação do responsável por esta unidade da EC e em seguida
deu-se início aos testes de nivelamento.
Primeiro
foram duas questões e uma redação de no mínimo 60 palavras sobre quatro opções
de tema dado por eles com um tempo máximo de 30 minutos para resolver tudo. A
primeira questão era um texto longo em que eram dadas 4 frases que deveriam
completar o texto em determinados pontos sem que este perdesse o contexto. A
segunda questão eram várias questões de múltiplas escolhas sobre a compreensão
do texto. E por fim a redação. Não tive grandes dificuldades nesta parte.
O segundo teste foram mais duas questões com avaliação de gramática.
Cada questão de múltipla escolha onde deveria completar as frases com palavras
ou expressões. Eram muitos itens e o tempo foi de 10 minutos. Achei o tempo
curto para a quantidade de itens. Devia ter um total de uns 40 itens.
O terceiro teste foi o mais cruel na minha opinião. Duas questões de
completar, porém sem opções. Na primeira questão ouvimos uma reportagem e foi
entregue um texto que continha partes da reportagem que deveríamos completar
com palavras ou frases escutadas. O problema era que não tinha todo o texto
ouvido, somente parte dele, daí quando você se perdia, era complicado voltar
para o lugar certo. Foi punk. Na segunda questão tínhamos que ouvir três
pessoas falando sobre a visão delas sobre determinada situação (a mesma para os
três casos) e deveríamos, a partir do relato, identificarmos a profissão delas.
Pense......
Quando pensávamos que havia acabado, uma professora dividiu a turma em
grupos, separando os de mesma nacionalidade (o que pareceu uma coisa difícil de
fazer já que mais da metade da turma era de brasileiros), e pediu que
conversássemos nos apresentando e falando um pouco sobre onde vivemos. Desta
forma, ela circulou na sala tentando identificar alguns possíveis problemas na
conversação, pontos estes que foram expostos após o término da conversa.
Em seguida, foi nos apresentado as regras do curso, como ele funciona, e
as atividades extra curriculares.
Depois, do intervalo para o almoço, foi dado nossa tabela de horário
baseado no nível que fomos avaliados. Fiquei no nível intermediário (era o que
esperava). Fiquei bastante satisfeito. Isto equivale que entrei na mesma sala
dos alunos que estavam na metade do curso. Depois deste nível, somente o
avançado.
Então é isso e até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário